sábado, 2 de junho de 2012

A Redução do IPI - Parte 02

(Texto publicado na edição de VEJA que está nas bancas, por Marcelo Sakate e Érico Oyama, com reportagem de Marcelo Sperandio, Kalleo Coura e André Eler) Leia matéria completa no link postado no final da pagina.



O governo reduz impostos e ajuda os fabricantes a liquidar os estoques de carros novos

Nos últimos cinco anos, o mercado brasileiro de automóveis cresceu 90% e se tornou o quarto maior do mundo. Gradualmente, a frota de veículos vai se renovando, e 35% deles têm até cinco anos de fabricação.

Já há mais compradores nas lojas

As medidas, de qualquer maneira, atraíram possíveis compradores para as lojas. O empresário Sergio Habib, presidente no Brasil da montadora chinesa JAC Motors e dono de 98 concessionárias dessa marca e da Citroën, entre outras, afirma não ter dúvida da eficácia das medidas do governo. “A parcela do financiamento volta a caber no bolso do consumidor. As nossas vendas já subiram 35% em relação à média diária de março e abril”, diz Habib, que cita como argumento para o otimismo a experiência anterior de redução dos tributos para os carros.


Em dezembro de 2008, no auge da crise financeira internacional, o governo tomou medidas semelhantes, e as vendas de carros encerraram o ano seguinte com alta de 13%. “Esse resultado foi conquistado em um ano (2009) em que a economia não cresceu, o que ninguém acredita que vai acontecer neste ano”, comenta o empresário.


Além do incentivo para os carros, o governo também reduziu os juros para o investimento das empresas no parque industrial. Trata-se de medida de resultado não tão certeiro, uma vez que depende da retomada mais abrangente da atividade econômica interna e da melhora do cenário internacional.

Fonte: Revista Veja
Veja os novos preço praticado pela JAC no post A Redução do IPI

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