Marcas
chinesas lutaram em casa em 2011, perdendo mercado para marcas
estrangeiras. As perspectivas são pouco animadoras, então a resposta para
alguns é expandir para fora. Eles foram aos poucos fazendo incursões em
novos mercados em todo o mundo. Ainda é verdade que o mercado estrangeiro mais importante é os Estados
Unidos. Mas sem dúvida o próximo da fila é o Brasil.
China e os EUA são os dois maiores mercados de automóveis do
mundo, por uma larga margem. O terceiro é o Japão, que é notoriamente
fechado às importações. Hyundai e Kia ,
que expandiu-se rapidamente ao redor do mundo nos últimos anos, puxado para
fora do Japão em 2009, após oito anos lentos. No ano passado, a
participação de marcas estrangeiras subiu para a maior registrada na história:
7,7%. Combinado com o envelhecimento da população e diminuindo, é
provavelmente não vale o esforço.
Por que o Brasil?
O Brasil é o quarto maior mercado do mundo, tendo recentemente ultrapassado a Alemanha. Mais de 3,4 milhões de automóveis e
veículos comerciais leves foram vendidos aqui no ano
passado. A crescente população, economia em alta e uma taxa de
motorização relativamente baixa (333 carros por 1000 habitantes) fazem do Brasil um
mercado muito promissor. Os analistas prevêem que o Brasil vai ultrapassar
o Japão em 2016 e se tornar o terceiro maior mercado.
Tamanho não é o único fator. Preços dos automóveis no Brasil são notoriamente elevados. Pegue o carro mais popular do mundo, o onipresente Toyota Corolla. No Brasil, é vendido a partir de 64.000 para 90.000 reais, que são $ 37.230 equivalente a $ 52.360 dólares na China. O Corolla nos EUA custa $ 16.130 (base). Sem mencionar 6 airbags, ABS + EBD, ESC, cruise control itens de série na versão dos EUA. Alguns destes itens não são comercializados aqui no Brasil até mesmo da versão de US $ 52000 brasileira.
Os chineses ainda estão competindo em preço, mas isso é mais
fácil de tirar quando os preços estão nas alturas. Aqui no Brasil os carros são vendidos mais de duas vezes o seu preço sugerido de varejo na
China. Abaixo uma comparação de preço entre com os preços dos quatro
mais populares modelos chineses vendidos no Brasil:
Carro | MSRP na China, CNY | MSRP na China, USD | MSRP no Brasil, R $ | MSRP no Brasil, USD | % De diferença, |
JAC Tongyue RS/J3 | ¥ 57.800 | $ 9.173 | R $ 37.900 | $ 22.046 | 240,30% |
Chery QQ | ¥ 41.800 | $ 6.634 | R $ 23.990 | $ 13.955 | 210,40% |
JAC Tongyue/J3 Turim | ¥ 57.800 | $ 9.173 | R $ 39.900 | $ 23.120 | 253,00% |
Chery A1/Face | ¥ 56.800 | $ 9.014 | R $ 31.900 | $ 18.556 | 205,90% |
Com margens de lucro bem pequenas na China, JAC e Chery devem estar desfrutando de seu sucesso. Outras montadoras chinesas já devem ter
notado isso também, e estão todos ansiosos para entrar neste mercado altamente
promissor e rentável. Fique atento para uma história das marcas chinesas
no Brasil, além de alguns números de vendas.
Fonte: http://www.chinacartimes.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário