quinta-feira, 31 de maio de 2012

J3 Turim - 15 dias da compra e ferrugem - Parte 2

Conforme meu post anterior estive na concessionária em Santos nessa segunda feira dia 28 de maio, como sempre fui bem atendido, os parafusos enferrujados foram trocados. Quanto aos 2 pontos pequenos de ferrugem na tampa do porta malas, a ferrugem é vista abaixo do friso cromado, me disseram que necessitam que o carro fique na concessionária por 2 dias para que seja lixado e posteriormente pintado. Simplesmente não tenho 48 horas disponíveis para ficar a pé por uma razão que não fui eu que criei.

Estou tentando resolver essa situação que não deveria ter ocorrido em um carro que tem menos de 1 mês que retirei de uma forma amigável, solicitei que me seja cedido um outro carro no período em que o meu tiver que ficar parado para que seja feita funilaria e pintura (Um pouco absurdo para um zero km).

Gosto muito do meu Turin e entendo que essas coisas acontecem devido ao tempo de navio e o que fica parado aqui no Brasil, mas não deveriam, de qualquer forma, o importante é que o pós venda tem funcionado bem e vem mantendo um bom relacionamento com o cliente, agora é aguardar uma posição da JAC e espero postar a parte 3 com a situação solucionada. Continua Aqui.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

JAC precisará de 400 fornecedores na Bahia

A “JAC Motors” está melhorando sua mobilidade para assumir definitivamente uma posição em destaque nas vendas automobilísticas no mercado brasileiro. A montadora chinesa já está com sua fábrica sendo construída no estado da Bahia, fechando acordos com cerca de 400 fornecedores e o “Porto de Salvador” será fundamental para a estratégia a ser adotada.Leia mais aqui
Junto com a fábrica da chinesa JAC Motors, que tem previsão de ser inaugurada em Camaçari em outubro de 2014, poderá trazer até 400 novos fornecedores para o estado. Foi esta a previsão apresentada por Tarcísio Telles, vice-presidente da montadora, durante a apresentação do Projeto Industrial JAC Motors no Brasil, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
Perspectivas
Já o presidente da JAC Motors Brasil, Sergio Habib, fez questão de enfatizar que nenhum fornecedor está selecionado até o momento, ou seja, estão abertas as negociações para fechar essas parcerias para a unidade de Camaçari.

Confira o cronograma da JAC

Projeto dos Moldes de Estamparia: Cada novo modelo de carro exige a produção de 120 moldes por conta das alterações de design. O prazo é até outubro deste ano

Escolha dos fornecedores: A montadora começa a divulgar os selecionados até dezembro deste ano

Assinatura dos contratos: A JAC fechará todos os contratos com os fornecedores até junho do próximo ano

Necessidade de peças definitivas: Prazo para as fornecedoras começarem a entregar as peças prontas para a empresa será em março de 2014

Standard operating procedure (SOP): É a data de abertura da fábrica, outubro de 2014

Leia a Matéria completa aqui

terça-feira, 29 de maio de 2012

Seguro do meu Turin

Lembro do meu 1º corsa hatch que tive nesse inicio dos anos 2000, era cor vinho ano 1996 e não tinha seguro, eu achava que não tinha condições de pagar até ser abarroado em uma noite de um Domingo voltando da casa de uma namorada.



Gastei R$ 3500,00 no concerto, demorei 4 anos pra receber esse valor depois de um processo judicial contra o "inteligente" que resolveu passar o sinal vermelho naquele dia.

Após esse evento jamais andei sem seguro e la se vão 12 anos de parceria com Itau e meu quarto carro nesse seculo, e o primeiro não GM.

Com a força que o J3 Turin tem no motor e a segurança que os freios ABS me permitem dessa vez resolvi reduzir a franquia e meu seguro que ficou como mostrado na imagem abaixo:


Ativei o seguro antes de sair da concessionária pra evitar qualquer situação inesperada.

A troca dos bancos de veludo por couro



Quando decidi pela compra do Turin gostei muito dos bancos de veludo confortáveis, porém para o uso do dia a dia fui verificando a quantidade de poeira que iam ficando nos bancos, e por mais esforço na limpeza percebi que seria ineficaz, ou me acostumava ou tomava alguma atitude como colocar capas ou banco de couro.


Inicialmente tive a ideia das capas, pois o valor era mais em conta e se bem escolhidas continuariam a dar um visual interno bacana no J3, porém como tinha deixado na concessionária o aviso que se eles diminuíssem um pouco o valor, eu colocaria bancos de couro, bingo.
Após 10 dias que tinha retirado meu J3 o vendedor me ligou informando que tinha conseguido o valor que eu solicitei e então como fui a concessionária no dia posterior colocar o protetor de cárter aproveitei e programei a troca dos bancos para o dia de ontem







Apesar que os bancos de couro do J3 não serem 100% couro a qualidade é muito boa e elogiada pelos donos conforme no post que abri para discussão no fórum.

domingo, 27 de maio de 2012

A viagem de batismo do meu J3 Turin - 504km

Ja esta virando tradição, sempre que eu compro um novo veículo coloca a família na estrada e vamos ao
Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida colocar o carro a prova.

Dessa vez não foi diferente, saímos as 7:15 da manhã deste Sábado 27 de maio, de Santos com destino a Aparecida do Norte com Sol iluminando toda a estrada, 252km rodados, 5 pessoas, 450kilos e as 10:20 chegamos com uma ótima performance do J3, durante a viagem ar condicionado ligado em 90% do percurso.

Na ida ainda parei no 3º posto de pedágio da Dutra para trocar o Tag do meu Sem Parar ja que por lei não  posso utilizar o tag do meu carro antigo.



Na volta ainda mais pesado, rss, devido a alimentação de seus tripulantes o J3 se comportou muito bem, paramos em Aruja no Rancho da Pamonha para esticar as pernas e mais um lanchinho, rss, em média foi gasto 38 litros de gasolina em 504km contando ida e volta, com performance de 13 por Km, o que me agradou bastante se pensar que o carro ainda esta amaciando.



Em suma adorei pilotar o Turin na estrada, se portou muito bem e ainda tive pique de sair com amigos a noite, prova que o J3 não cansa na direção, pelo contrário.

Amanhã 28/05 é dia de ir na concessionaria e colocar os bancos de couro e ver o que pode ser feito quanto a ferrugem.

sábado, 26 de maio de 2012

J3 Turim - 15 dias da compra e ferrugem


Infelizmente ontem me deparei com uma situação Inesperada para um carro fabricado em 2011, a ferrugem, tudo bem como narro abaixo é pouquíssima, mas não era pra existir.

São exatos 15 dias com meu J3 Turin, e a ferrugem foi encontrada nos 2 parafusos que ficam do lado interno da tampa de combustível



Tambem encontrei 2 pontos pequenos de ferrugem na tampa do porta malas, a ferrugem é vista abaixo do friso cromado.

Segunda agora dia 28/05 vou ir na concessionária aqui em Santos colocar os bancos de couro que comprei e ja vou solicitar a troca dos parafusos e ver o que pode ser feito nos pontos de ferrugem na tampa do porta malas  abaixo do friso cromado.

Espero não encontrar outros pontos de ferrugem e que essas encontradas sejam tratadas.

Continua aqui

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dicas para economizar combustível

O J3 Turin conforme o post Por que o J3 Turin? possui motor VVT que  é o sistema de regulação variável de válvulas que controla o tempo de abertura e fechamento de válvulas de admissão de acordo com diferentes condições de trabalho do motor, a fim de melhorar o desempenho dos motores de potência e economia de combustível. Motor VVT atinge os objetivos de baixo consumo.

Fonte: http://jacpro.jac.com.cn/article/20110308/75170303.html

Abaixo segue algumas dicas encontradas na Internet para ajudar a economizar combustível:

1) Evite acelerar ou frear bruscamente. Além de aumentar o consumo, atitudes como estas causam o desgaste prematuro do veículo;

2) Quando atingir a velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador;

3) Sempre que possível dirija com as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar;

4) Evite andar com o ar-condicionado ligado em dias frios;

Anote em uma planilha o preço do combustível e a quilometragem percorrida.

5) Leve o carro à revisão para verificar filtros de ar e de combustível. Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível;

6) Evite carregar mais peso do que a capacidade do carro;

7) Troque as marchas na hora certa. Isso evita com que o motor ande em alta rotação. A maioria dos carros vem com conta-giros no painel, exceção feita aos modelos populares. Leia o manual e respeite a faixa de rotação indicada;

Motorista deve desligar o motor do carro se ficar parado por mais de dois minutos em congestionamentos

8) Não leve peso desnecessário não porta-malas, pois isso exigirá mais esforço do motor;

9) Pé no freio. Testes feitos com veículos mostram que velocidades moderadas são mais econômicas;

10) Use uma planilha para anotar a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida;

11) Abasteça sempre no mesmo posto e quando tiver alguma dúvida peça que o frentista faça o teste de proveta para saber se o combustível é adulterado;

Pneus devem ser calibrados a cada 15 dias e direção precisa estar alinhada.

12) Desligue o carro se estiver por mais de dois minutos parado em congestionamentos;

13) Não encha o tanque de combustível até a boca. Nos carros atuais, parte dele acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio;

14) Não espere o tanque ficar na reserva. Resíduos do fundo podem entupir os bicos injetores;

15) Calibre os pneus a cada 15 dias e mantenha a direção alinhada.

Fontes: Portal G1, Agência Nacional do Petróleo (ANP), BR Distribuidora e Viamar

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Mil automóveis J5 desembarcam no Porto de Salvador

Desde a ultima semana, a Jac Motors deixou de operar suas importações pelo Porto de Vitória. Os carros da empresa passam a desembarcar no Brasil pelo Porto de Salvador, na Bahia. A mudança, de acordo com a assessoria de imprensa da empresa, foi motivada pelo fato da montadora estar construindo uma fábrica em Camaçari, região metropolitana de Salvador, que passará a operar no segundo semestre de 2014( Fonte: Gazeta Online)



Os primeiros mil automóveis, modelo J5, da JAC Motors, desembarcaram dia 21/05 no Porto de Salvador, encerrando as operações antes realizadas no Espírito Santo. Os veículos serão destinados ao mercado brasileiro.


“O desembarque marca, de fato, o início das operações da JAC na Bahia”, destacou Marcos Donizetti da Silveira, diretor da JAC. O governador Jaques Wagner, o presidente da JAC Motors Brasil, Sérgio Habib, e o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, estiveram presentes na cerimônia (Fonte: Porto e Navios)


 

Fonte Fotos (flickr)

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Redução do IPI

2011 JAC J3 Turin

Depois que o Governo Federal anunciou a redução da alíquota de IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) para o setor automotivo, a JAC Motors foi a primeira a divulgar uma tabela atualizada de preços da sua linha, 01_800_44
Apesar da JAC Motors correr para anunciar uma nova tabela, as importadoras não foram o foco principal das medidas divulgadas pelo governo. O IPI dos carros foi reduzido por quase três meses, até 31 de agosto. Para modelos 1.0, o imposto cai de 7% para zero, no caso dos enquadrados no regime automotivo, que são os fabricados no Brasil ou importados do Mercosul e México. Para os demais estrangeiros, a situação não é tão favorável. Ainda permanece o adicional de 30 pontos porcentuais implantados em setembro do ano passado e assim alíquota cairá de 37% para 30% (leia mais aqui).


J3 (mod. 2011/2012) - R$34.990,00
J3 Turin (mod. 2011/2012) - R$36.990,00
J5 (mod. 2012/2013) - R$49.990,00
J6 2.0 5S (mod. 2012/2012) - R$51.990,00
J6 2.0 Diamond 7S (mod. 2012/2012) - R$57.800,00


terça-feira, 22 de maio de 2012

Por que o J3 Turin?

Muitos amigos me perguntam, porque você comprou o J3 Turin, o que se pode esperar de um carro chinês de uma marca desconhecida, mas completo, e que custa a bagatela de R$ 36.900,00? O inesperado, como diz o Faustão a mais de um ano, é preciso dizer que ele é 100% chinês sim, porém, o design foi desenvolvido nos Estúdios Pininfarina, em Torino, na Itália (Por isso no Brasil se  adaptou o nome Turin), seu motor confeccionado em bloco de alumínio foi desenvolvido em parceria com a austríaca AVL, a suspensão foi desenvolvida pela inglesa Lottus, o painel é da Visteon, os bancos da Johnson Control, os amortecedores da Hitachi Tokico, os freios e as palhetas são Bosch e a injeção é Delphi. E que tudo isso junto passou por um Centro de Pesquisa em Tóquio, no Japão.

O J3 Turin, Sedã compacto com 4,15 m de comprimento, 1,65 m de largura, 1,46 m de altura e 2,40 m de distância entre eixos, peso de 1.100 kg, apoiado em pneus Champiro 128 de medida 185/60 R15, montados em um conjunto de suspensão dotado de McPherson na dianteira com barra anti-rolagem e Dual Link na traseira, independente, único em sua categoria traz porta-malas de 490 Litros, derivado diretamente do hatch J3 acompanha de série Ar Condicionado, Direção hidráulica, vidros elétricos, dianteiros e traseiros,  travas e retrovisores também elétricos, freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), airbags entre outros itens abaixo destacados,

O conjunto motriz do J3 Turin é divergente. O motor de 1.332 cm³ (chamado pela fabricante de 1.4, assim como a Honda faz com o motor do Fit), dotado de comando de válvulas com abertura variável, tem arrancadas decididas e torna o carro ágil, principalmente no trânsito. Em números, ele tem 108 cv de potência aos 6.000 rpm, com torque máximo de 14 kgfm, alcançados aos 4.500 rpm.


Ficha Técnica

Motor: 4 cilindros em linha de 16V e 1.332 cm³, 1.4 VVT
Potência: 103 cv a 6000 rpm
Torque: 14,38 kgfm a 4000 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,1 seg.
Suspensão dianteira independente, tipo Mc Pherson com Molas helicoidais e barra estabilizadora.
Suspensão traseira independente, tipo Dual Link com molas helicoidais
Freio Dianteiro a disco ventilado
Freio Traseiro a tambor com sapatas auto-ajustáveis com ABS e EBD
Velocidade máxima: 186 km/h
Tanque de combustível de 48 litros
Dimensões: comprimento 389 cm, entre-eixos 240 cm, altura 148 cm, largura 169 cm
Peso: 1100 kg
 Características

Roda de liga leve aro15”
Sensor de estacionamento
Freios ABS + EBD
Suspensão traseira independente
Bancos de Veludo Johnson Controls (Couro Opcional)
Airbag duplo
Ar condicionado eletrônico
Direção hidráulica com ajuste de altura
Rádio MP3 com USB
Seis alto-falantes
Antena impressa no pára-brisa
Farol com regulagem elétrica de altura
Luzes de leitura
Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
Volante com regulagem de altura
Iluminação no porta malas
Luzes de segurança nas portas
Luzes de neblina traseiras
Desembaçador traseiros
Travamento automático das portas a 15 km/h
Brake light

Fonte: Diversos sites na internet, fruto de pesquisa pessoal na decisão da compra do meu J3.
Veja também Seguro do meu Turin

segunda-feira, 21 de maio de 2012

400Km rodados

E já se foram 400Km rodados com o meu J3 Turin, fiz o segundo abastecimento porque acendeu a reserva, chegando no posto achei que ia abastecer 43, 45 litros, pois foram tão e somente 38litros - R$ 98,00...

O primeiro abastecimento eu solicitei pra colocar R$100,00 e não enchi o tanque, foram colocados 39litros, então não consegui descobrir quantos Km esta fazendo por litro.

Nesses 11 dias que estou com o J3 Turin não vi nada que desabone, só elogios, Econômico, Completão, Atinge 80Km por hora em cerca de 13 segundos, muito bom mesmo.

domingo, 20 de maio de 2012

Por que as montadoras chinesas estão se instalando no Brasil?


cnbr 130x130 Why Chinese automakers are setting up shop in Brazil
Marcas chinesas lutaram em casa em 2011, perdendo mercado para marcas estrangeiras. As perspectivas são pouco animadoras, então a resposta para alguns é expandir para fora. Eles foram aos poucos fazendo incursões em novos mercados em todo o mundo. Ainda é verdade que o mercado estrangeiro mais importante é os Estados Unidos. Mas sem dúvida o próximo da fila é o Brasil.

China e os EUA são os dois maiores mercados de automóveis do mundo, por uma larga margem. O terceiro é o Japão, que é notoriamente fechado às importações. Hyundai e Kia , que expandiu-se rapidamente ao redor do mundo nos últimos anos, puxado para fora do Japão em 2009, após oito anos lentos. No ano passado, a participação de marcas estrangeiras subiu para a maior registrada na história: 7,7%. Combinado com o envelhecimento da população e diminuindo, é provavelmente não vale o esforço.

Por que o Brasil?

image006 300x180 Why Chinese automakers are setting up shop in Brazil
O Brasil é o quarto maior mercado do mundo, tendo recentemente ultrapassado a Alemanha. Mais de 3,4 milhões de automóveis e veículos comerciais leves foram vendidos aqui no ano passado. A crescente população, economia em alta e uma taxa de motorização relativamente baixa (333 carros por 1000 habitantes) fazem do Brasil um mercado muito promissor. Os analistas prevêem que o Brasil vai ultrapassar o Japão em 2016 e se tornar o terceiro maior mercado.

Tamanho não é o único fator. Preços dos automóveis no Brasil são notoriamente elevados. Pegue o carro mais popular do mundo, o onipresente Toyota Corolla. No Brasil, é vendido a partir de 64.000 para 90.000 reais, que são $ 37.230 equivalente a $ 52.360 dólares na China. O Corolla nos EUA custa $ 16.130 (base). Sem mencionar 6 airbags, ABS + EBD, ESC, cruise control itens de série na versão dos EUA. Alguns destes itens não são comercializados aqui no Brasil até mesmo da versão de US $ 52000 brasileira.

Os chineses ainda estão competindo em preço, mas isso é mais fácil de tirar quando os preços estão nas alturas. Aqui no Brasil os carros são vendidos mais de duas vezes o seu preço sugerido de varejo na China. Abaixo uma comparação de preço entre com os preços dos quatro mais populares modelos chineses vendidos no Brasil:

Carro MSRP na China, CNY MSRP na China, USD MSRP no Brasil, R $ MSRP no Brasil, USD % De diferença,
JAC Tongyue RS/J3 ¥ 57.800 $ 9.173 R $ 37.900 $ 22.046 240,30%
Chery QQ ¥ 41.800 $ 6.634 R $ 23.990 $ 13.955 210,40%
JAC Tongyue/J3 Turim ¥ 57.800 $ 9.173 R $ 39.900 $ 23.120 253,00%
Chery A1/Face ¥ 56.800 $ 9.014 R $ 31.900 $ 18.556 205,90%

Com margens de lucro bem pequenas na China, JAC e Chery devem estar desfrutando de seu sucesso. Outras montadoras chinesas já devem ter notado isso também, e estão todos ansiosos para entrar neste mercado altamente promissor e rentável. Fique atento para uma história das marcas chinesas no Brasil, além de alguns números de vendas.

sábado, 19 de maio de 2012

A compra, A espera, A retirada

Em momento algum eu tinha o intuito de comprar um Jac, lembro ter ido no Salão do Automóvel em 2010 mas nem me interessei na epoca, depois em 2011 teve o lançamento, os comerciais e eu parecia que estava em um mundo paralelo pois mesmo quando estava na casa da minha mãe e o Faustão falava do carro não me empolgava ou me interessava.

Desde Outubro 2011 estava interessado em trocar o meu GM Classic, porém ao visitar as 4 grandes montadoras, sempre a avaliação do meu carro era muito baixa, em média 50% do valor que eu tinha pago em 2008 quando comprei.

Anunciei meu carro de diversas maneiras, a ultima foi na Webmotors e foi dessa forma que o vendedor da concessionária da Jac me encontrou e insistiu para eu ir la fazer um test-drive, então após algumas recusas, resolvi ir e simplesmente aconteceu o inesperado o carro satisfez minha necessidade que era um bom porta malas, além de ser completão com itens de série que não teria condições de ter em outro a não ser que eu tivesse no mínimo mas 10mil reais para isso.

A compra aconteceu no final de Abril, dia 30, alias aconselho a todos que forem comprar carro que deixe sempre para perto do final do mês, é quando se consegue negociar, nesse fórum explico como foi a negociação.

A espera foi a pior, pois comecei a ler tudo o que aconteceu nesse ano que a Jac esta no Brasil, por muitas vezes tive o intuito de desistir, mas nesse fórum encontrei outros donos e a partir de avaliações que me pareceram ponderadas resolvi concluir o negócio. Mas esperar 18 dias para receber o carro não estava dentro dos meus planos, foi então que enviei um e-mail ao presidente da Jac Motors e dia 10 de maio, fui buscar o meu J3 Turin.

A retirada foi empolgante, fui na css e durante o processo de espera liguei para a seguradora para concluir o Seguro Itaú, peguei meu J3 Turin com 14Km, aqui em Santos tem um morro que separa a cidade e depois de tantos comentários e criticas da imprensa que li cheguei a ficar com medo de subir, mas o fiz e o J3 respondeu tranquilamente em 2ª marcha sem forçar e sem decepcionar, ja são 360km rodados e o JAC responde bem tanto em alta rotação, como em baixa, estou satisfeito.
Fábrica da JAC Motors em Hefei, na China. Essa é a linha de montagem responsável pela produção dos modelos J3, J3 Turin, J5 e J6,

sexta-feira, 18 de maio de 2012

3239 KM experience

Comprei meu JAC J3 TURIN após uma boa negociação com meu GM Classic 2008, faz uma semana que peguei o carro, estou muito contente. Ja li muito sobre o carro, cheguei até a pensar em cancelar o negócio devido a certos comentários em outros sites, percebi porém que não ter problema com o carro é quase um bônus, o normal parece é acontecer alguma coisa, por enquanto tudo esta bom e desejo que fique assim, apesar de uma ou outra coisa que ocorreu de errado, todos os donos parecem estar satisfeitos. O intuito desse blog é compartilhar experiencias sejam elas boas ou não. Pretendo sempre que possível postar vídeos e fotos que encontrei nas varias leituras que fiz e nas experiencias que vir a ter, vamos começar com o documentário produzido pela Ogilvy de São Paulo, para a concorrência da conta da JAC Motors, aonde os principais executivos da agencia foram ao Chile, compram 4 carros da marca e viajam até São Paulo, vivenciando diversas experiências e testando no limite os carros da JAC,